quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As alunas e a professora Suzana estão fazendo um projeto que fala sobre a água subterrânea

A professa Suzana está desenvolvendo com seus alunos um projeto escolar que fala sobre a água suBterrânea. Ela procurou desenhar com seus alunos ciclo da água e trouxe plantas para mostrar como funciona o ecossistema na forma de terráreo.

O ciclo hidrológico é o o caminho que a água percorre na natureza.  As reservas subterrâneas são formadas e realimentadas pelas águas das chuvas,  neblinas,  neves e geadas,  que se infiltram lentamente pelos poros , fraturas cavidades das rochas e solos. 

A  água subterrânea é,  portanto,  a parcela da água que permanece no subsolo, onde flui até descarregar  em corpos d 'água superficiais,  nas nascente ,  ela pode ser extraídas em poços ou absorvidas por raízes de plantas. A água subterrânea tem o papel essencial na manutenção da umidade do solo do fluxo dos rios , lagos e projetos e é responsável pela perenização dos rios durante os períodos de estiagem. apesar da água cobrir cerca de 70%da água da superfície da terra ,  num volume estimado de 1,4 milhos de km cubicos , de 97,2 % deste total é constituído por oceanos ,  mares e lagos de água salgada.  Outro 2,1% está estocado em geleiras de montanhas e nas regiões. Assim, menos de 1% de toda água doce do planeta é de acesso fácil à população humana e de outros animais que ocupam áreas não remotas de nosso planeta. Desta parcela, a água subterrânea representa 97,5% num volume estimado entre 10 e 13 milhões de km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário